O JCPD tem, na sua génese, treinadores qualificados ao nível nacional e internacional, não só pelos resultados obtidos ao longo dos anos como também pela responsabilidade pessoal e social subjacente ao desenvolvimento humano.
Os pretigiados treinadores do Judo Clube de Ponta Delgada são:
🥋 Masatoshi Ohi
Nasceu em Toyama, no Japão, a 13 de janeiro de 1945. Licenciou-se em economia pela Universidade de Meiji Gakuyn e é 7º Dan de Judo, conferido pelo Kodokan Judo Institut. Depois de um curto tempo em Tokyo, escolheu Portugal para viver e, sob a orientação do mestre (sensei) Kyoshi Kobayashi, colabora nas aulas do Judo Clube de Portugal. No ano de 1968, devido ao interesse demonstrado por um grupo de pessoas para desenvolver a modalidade de Judo na ilha de São Miguel, o seu Mestre incita-o a vir para os Açores o que acabou por acontecer, nesse mesmo ano, e é então que inicia a modalidade de Judo nos Açores nas instalações do Clube Naval de Ponta Delgada. Simultaneamente inicia, no Centro de Educação Especial dos Açores, aulas de Judo e de mobilidade com invisuais, sendo o primeiro treinador a ensinar judo, a atletas com estas características, em Portugal. É um dos fundadores do Judo Clube de Ponta Delgada e da Associação de Judo do arquipélago dos Açores. Em 1970, embora em condições muito exíguas, consegue que um grupo de seis atletas participe pela primeira vez no Campeonato Nacional de Juniores, tendo três desses atletas se sagrado vice-campeões nacionais em diferentes categorias de peso. Em 1974, como resultado de um trabalho intensivo, empenhado e entusiástico, os Açores recebem, através de um seu aluno, o primeiro Campeão Nacional de todas as modalidades existentes na altura. Em 1979, devido à falta de apoio financeiro, sente-se obrigado a ir viver para os Estados Unidos da América, onde permanece até 1999. Durante esse período, para além de trabalhar no Consulado do Japão, foi responsável, em Boston, pela aula de competição do Tohoku Judo Club, um dos mais antigos e conceituados clubes de Judo dos Estados Unidos da América e Presidente da New England Judo Association, em ligação direta ao Kodokan Judo Institute. Regressa aos Açores em 1999, por insistência e convite de antigos alunos, assumindo as funções de Responsável Técnico da Associação de Judo dos Açores. Concomitantemente, integrou o grupo de professores de Judo do Clube de Ponta Delgada, de onde se têm distinguido, a diversos níveis, atletas quer a nível regional, como nacional e internacional.
🥋 Jorge Batista
Jorge Batista nasceu a 18 de Maio de 1961, em Ponta Delgada, filho de mãe madeirense e pai de Trás-os-Montes. Esteve ligado ao desporto desde muito novo (o primeiro desporto que fez, com treino, foi natação, no Clube Naval de Ponta Delgada e despertou-lhe o interesse pelo judo, modalidade que nos Açores apareceu em 1962, através do Professor Costa Matos, sendo este o primeiro atleta português a ir aos Jogos Olímpicos em judo, difundindo as bases do japonês Kiyoshi Kobayashi, o pai do judo em Portugal, depois de visitar o país em 1958). Iniciou o judo nos finais 1973 e a sua inscrição na Federação Portuguesa de Judo foi em outubro de 1974 (altura em que os seus pais não queriam que enveredasse pelo judo, mas isso acabou por acontecer com a intervenção de um cunhado que também praticava a modalidade). Foi campeão nacional nos diversos escalões, tendo representado Portugal em diversos eventos nos campeonatos europeus, e foi um dos primeiros atletas, vivendo e treinando, nos Açores e a integrar no regime de atleta de alta competição. Tem sido um dinamizador do judo, em São Miguel, e esteve presente nos vários mandatos da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores, como Presidente do Conselho Técnico. É o treinador principal do Judo Clube de Ponta Delgada, JCPD, e tem a responsabilidade na coordenação da equipa técnica.
🥋 José Maria Araújo
José Maria Bettencourt Araújo, mais conhecido por “Zé Maria” nasceu a 23 de Março de 1963. É natural da cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores. A nível profissional, exerceu funções como Eletrotécnico de Telecomunicações, na área da Comutação Analógica e Digital nos CTT/Portugal Telecom, e foi Técnico de Condução e Manutenção na Estação Terrena da Marconi em Ponta Delgada. Atualmente é Pré-Reformado da Altice e Treinador Profissional de Judo com o Grau II, licenciado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, e tem o 3º Dan de Judo. Iniciou a prática do Judo no Dojo Micaelenseem 1980, tendo tido por Mestre o Dr. Álvaro França. Desde 1982 até á presente data que representa o Judo Clube de Ponta Delgada, com exceção das épocas de 1985/86, em que esteve ligado ao Clube de Judo de Angra do Heroísmo, enquanto esteve deslocado, na ilha Terceira, por motivos profissionais. Enquanto Treinador de Judo, esteve sempre mais ligado aos escalões de formação. Começou por treinar o Ginásio Clube da Ribeira Grande, nas épocas de 1988 a 1993. Relatiamente a este período, destacamos a sua estreia em campeonatos nacionais de Judo, como treinador, nomeadamente no Campeonato Nacional de Juvenis de 1993, na qual vários dos seus atletas alcançaram os lugares de pódio. A partir de 1994, passou a integrar a equipa técnica do JCPD, acumulando mais tarde as funções de treinador do no colégio “A Passarada” (inicio em 2016) e no Clube Escolar de Desporto da EB 2, 3 dos Arrifes (inicio em 2024), ambos clubes da cidade de Ponta Delgada. Foi, igualmente, Treinador da Seleção de Judo dos Açores, no Escalão de Cadetes, e membro do Conselho Técnico da Associação de Judo do Arquipélago dos Açores.
🥋 Nuno Carvalho
Nuno Carvalho foi campeão nacional em todos os escalões por onde passou, desde os juvenis aos veteranos. Foi atleta de alto rendimento e participou no projeto Olímpico 2012/2016. Representou várias vezes Portugal nas competições internacionais. É árbitro Nacional.