Por iniciativa do Eng.º Carlos Alberto Soares Bordalo, delegado em Ponta Delgada da Direção Geral dos Desportos, em 1 de Novembro de 1968 iniciou‑se no Clube Naval a prática de judo, conseguindo a vinda para S. Miguel de “Mestre” Masatoshi Ohi, que viria a ser mais tarde o grande impulsionador desta modalidade na Ilha de S. Miguel e nos Açores, em geral. Frequentado por um restrito número de alunos, a sua expansão tornar‑se‑ia uma das mais representativas de quantas modalidades desportivas se praticam nos Açores, e que maior número de títulos nacionais já trouxe para esta Região. Em Maio de 1970 as aulas da Escola de Judo eram assim distribuídas: dos 7 aos 11 anos às 3ª e 5ª Feiras; com mais de 11 anos, nos mesmos dias; para senhoras, às 3ª e 5ª Feiras; aos Sábados, para todos.
O Judo Clube de Ponta Delgada, JCPD, é um dos clubes históricos do judo português e o embrião do judo em São Miguel. Foi pela mão de treinadores com a sua escola que os demais clubes existentes na ilha conheceram a luz do dia. O JCPD tem sido uma espécie de Kodokan para o judo micaelense.
No JCPD, desde a sua fundação, a vida académica dos atletas é uma prioridade pelo que é incutido nestes a necessidade de conciliarem a prática desportiva com os estudos. Evitou-se cair na tentação de dar prioridade aos resultados desportivos. Não é por acaso que hoje muitos dos que iniciaram a prática da modalidade no clube ocupam lugares de destaque na nossa sociedade e não só, no exercício dos mais variados ofícios. Muitos são, entre outros, médicos, engenheiros, gestores, economistas, professores e empresários. Mas também existem técnicos dos mais variados ramos tais como bancários e profissionais liberais, entre outros. Isto é, temos judocas e ex-judocas a exercer na sociedade papeis com grande notoriedade e outros com funções não menos importantes, mas de menor relevância social. No JCPD, a inclusão não tem sido uma palavra vã é uma prática corrente.
A par da sua função social, o JCPD formou ao longo da sua longa existência judocas de excelência, a atestá-lo temos o seu vasto palmarés. Ano após ano, de forma contínua e sistemática, o JCPD tem tido judocas em lugares de pódio, ao mais alto nível. Contam-se pelos dedos de uma mão os anos em que a regra foi quebrada. Têm sido muitos e bons anos a Formar Campeões, desportivamente, mas principalmente para a vida.
Judo clube de Ponta Delgada - Açores / Portugal - Matéria jornalística realizada pela MSc. Suellen Cecilio: